domingo, 29 de maio de 2011

Pós-Graduação em Gestão Estratégica das Organizações do Terceiro Sector



2011/2012

O Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI) tem o prazer de divulgar a Pós-Graduação em Gestão Estratégica das Organizações do Terceiro Sector (OTS), em iniciativa protocolada com a Universidade Fernando Pessoa (UFP).
 A Pós-Graduação é composta por um total de 150h presenciais e será leccionada por docentes com formação académica e experiência profissional relevante nas respectivas áreas.

 Esta pós-graduação destina-se a quadros médios e superiores das OTS e/ou dirigentes.
 A UFP convalidará 34 ECTS (créditos) para quem pretenda prosseguir estudos no Mestrado de Ciências Empresariais.

Coordenação:
Cláudia Pedra, Mestre em Estratégia

Local:
Na sede do IEEI, sita no Largo de São Sebastião, nº8, Paço do Lumiar, Lisboa.

Calendário e horário:
Início a 13 de Setembro de 2011 e fim a 10 de Fevereiro de 2011 (com interrupção de aulas de 15 de Dezembro a 2 de Janeiro)

Segundas, terças e quartas-feiras das 19h às 20.30h e das 21.00h às 22.30h.

Condições:
Possuir o grau de licenciatura ou experiência de trabalho relevante nas OTS.

Inscrições:
As inscrições devem ser feitas até ao dia 28 de Julho de 2011 para Paula Mouro Ferreira (pmf@ieei.pt), com envio de ficha de inscrição em anexo. A inscrição será confirmada em 29 de Julho, desde que exista vaga e que as condições de inscrição sejam cumpridas.

Valores e Descontos:
A pós-graduação custará 1500 euros para colaboradores de OTS (enviar comprovativo para esse efeito). A este valor acrescem 250 euros para efeitos de matrícula na UFP.
Para outros candidatos, o preço é de 3000 euros

Planos de Pagamentos:
Após aceitação da inscrição, deverá ser paga a matrícula,  no valor de 250 euros, no prazo de uma semana.

A Pós-Graduação poderá ser paga:
- De uma só vez (com um desconto de 250 euros) ou
- Em 6 prestações mensais de 250 euros. Para os que não usufruem de desconto, a prestação será de 500 euros.
As prestações deverão ser pagas até ao fim da primeira semana de cada mês.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

VIII Foro de Biodiversidad en Ciudad Rodrigo

PDF Imprimir E-Mail
 
 Ciudad Rodrigo acoge del 30 de mayo al 1 de junio el VIII Foro de Biodiverdad del Comité Español de la UICN, que versará sobre los "Agrosistemas Ibéricos".
 
Gracias a la colaboración de la Fundación Naturaleza y Hombre en el contexto de la celebración de su Foro Hispano-Luso de Desarrollo Rural, Conservación de la Naturaleza y Biodiversidad (apoyado por el Ministerio de Medio Ambiente, Medio Rural y Marino); para el año 2011 se pretende que la temática del Foro gire en torno a los Agrosistemas, motivado por la desaparición de las razas agrícolas y ganaderas fruto de la intensificación del sector, el cambio global que nos lleva a una necesidad de aumentar el conocimiento en cuanto a estrategias de adaptación y mitigación aplicadas, así como la inminente reforma de la Política Agraria Comunitaria (PAC) para el período post 2013.
 
Con este foro, el CeUICN y FNYH colaborarán en la implementación de las recomendaciones 4.135 de Impacto ambiental de la producción de energía eólica en las áreas de montaña hispano-lusas y  4.131 de Conservación del Oeste de la Península Ibérica emitidas por la UICN.
 
 
Ficha de inscripción

quarta-feira, 11 de maio de 2011

'Franchising é bom para auto-emprego

O negócio do 'franchising' é dos que melhor tiram partido da crise e por isso ostenta invejáveis indicadores de crescimento.


O negócio do franchising é dos que melhor tira partido da crise e por isso ostenta invejáveis indicadores de crescimento. No ano passado, o volume de negócios do sector (12 044 unidades, de 570 marcas) cresceu 450 milhões de euros, passando a valer 3,1% do PIB, e criou 3600 novos empregos.


"Há cada vez mais pessoas a usarem o franchising para criarem o seu próprio emprego", explica Andreia Jotta, 35 anos, directora do Instituto de Informação em Franchising (IIF), uma organização privada que além de recensear o sector e editar a revista Negócios e Franchising, também promove, anualmente, duas feiras e encontros para atribuição de prémios e troca de experiências.


Licenciada em Relações Internacionais pela Autónoma de Lisboa, Andreia passou pela Unesco, pela Comissão Euro do Ministério das Finanças e pela formação e organização de conferências antes de aterrar no grupo francês IFE, que, entre outras coisas, edita a Teleculinária e há três anos comprou o Instituto de Informação em Franchising (IIF).


Até o aumento de desemprego é benéfico para o desenvolvimento do franchising. Só no ano passado, cinco mil portugueses aproveitaram os incentivos ao auto-emprego, recebendo à cabeça todo o subsídio de desemprego a que tinham direito para abrirem um negócio.


Nunca houve tanto interesse pelo franchising. Muitas pessoas recorrem a ele para minimizarem o risco, já que arrancam com um modelo de negócio já testado e beneficiam logo à partida de formação e apoio.


Além de ser mais rápido abrir um negócio obtendo um franchise, as estatísticas garantem que também estão a aumentar as probabilidades de a coisa dar certo. De acordo com Andreia, a taxa de sucesso de um novo negócio em franchising varia entre os 80% e os 90%, percentagem que, nos novos negócios independentes, cai para o intervalo 20% a 40%.


Como o financiamento é muitas vezes o único entrave à abertura de um negócio, a tendência é para os donos das marcas (franchisadores) subirem o standard de exigência para conceder uma licença mas baixarem o nível do investimento inicial.



Fonte: DN Gente, 11 de Maio de 2011

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Programa de Apoio à Economia Social

Foi criada uma linha de crédito bonificada e garantida, denominada Social Investe, específica para as entidades que integram o sector social. Os seus objectivos são o investimento no reforço da actividade em áreas existentes ou em novas áreas de intervenção; a modernização dos serviços prestados às comunidades e a modernização da gestão e reforço de tesouraria.


Os destinatários são as IPSS, mutualidades, misericórdias, cooperativas, associações de desenvolvimento local e outras entidades da economia social sem fins lucrativos.


São elegíveis as operações de financiamento economicamente viáveis que visem os objectivos do Programa, nomeadamente o investimento novo em activos fixos corpóreos ou incorpóreos ou o reforço do fundo de maneio ou dos capitais permanentes, desde que da aplicação das mesmas resulte a criação líquida de postos de trabalho na entidade destinatária.


O financiamento máximo por entidade não pode ser superior a € 100 000 e tem como limite 95 % do montante envolvido no projecto.


As candidaturas são apresentadas pelas entidades promotoras junto das instituições bancárias aderentes.


O Social Investe é promovido e executado pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social e pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional.


Para saber mais informações ou obter assessoria para candidatura à linha de crédito, contacte por favor o Departamento de Consultoria.

Financiamento Criação Micro e Pequena Empresas

Os empreendedores dispõem de mais um instrumento de financiamento à instalação de novas empresas.


A Câmara Municipal de Lisboa vai aproveitar os Fundos do programa FINICIA para criar um fundo de 500 mil euros com o objectivo de apoiar financeiramente as pessoas que pretendam criar o seu próprio negócio.


Estes importantes apoios financeiros, são disponibilizados em parceria com o IAPMEI e no âmbito do programa em vigor, o “FINICIA”. A autarquia lisboeta vai desta formar apoiar a criação de novas empresas, incrementando assim a constituição de novas PME´s no município.


O apoio da Câmara Municipal de Lisboa na criação de novas estruturas empresariais, será efectivada através do referido fundo. O modelo será equivalente ao de capital de risco, pois o fundo participará no capital social dessas PME’s em 20% do capital social.


Esta proposta foi apresentada pelo presidente António Costa (PS), a qual foi bem acolhida e aprovada por maioria, contando apenas com a abstenção do PCP.


Esta importante medida vai beneficiar os potenciais empresários que além de não disporem da totalidade do capital social para criarem o seu próprio negócio, contarão com uma instituição pública, que por si só, alavancará as possibilidades de obtenção dos restantes meios financeiros à instalação do negócio. Por outro lado, este fundo conta com um banco de referência na aplicação dos fundos - o Montepio Geral.


Aproveitando o FINICIA, a cooperação do IAPMEI e a intervenção do Montepio Geral, a Câmara Municipal de Lisboa dará um importante passo no incremento e incentivo ao empreendorismo, à instalação de unidades empresariais pequena e média dimensão, e, por conseguinte, potenciará a criação de emprego, diminuindo desta forma o desemprego no seu município.


O banco de referência na participação deste fundo é o Montepio Geral, que entrará com quatrocentos, dos quinhentos mil euros previstos para o arranque do fundo.


O Montepio Geral ficará incumbido de movimentar o fundo, com vista à atribuição dos subsídios municipais a conceder aos empreendedores que queiram instalar o seu negócio no município de Lisboa.


O limite máximo de concessão do subsídio municipal para a criação de PM´s será de 45 mil euros, valor bastante razoável para se iniciar um pequeno/médio negócio.


Tal como nas linhas de crédito Microinvest e Invest+, a SGM (Sociedade de Garantia Mútua) garantirá em 75% o financiamento do projecto. O subsídio atribuído pela CML é reembolsável, embora se possa converter em não reembolsável, caso o projecto/negócio seja considerado de interesse estratégico para o município de Lisboa. Os subsídios atribuídos pela CML estão isentos de juros.


A parte financiada pelo Montepio Geral terá uma taxa de juro equivalente à Euribor a 180 dias, tratando-se portanto de uma taxa de juro bonificada, e, bastante atractiva para o inicio de novos investimentos/negócios.


Para o efeito, os empreendedores interessados deverão providenciar o respectivo Plano de Negócios.

terça-feira, 3 de maio de 2011

2º Ciclo de Workshops em Metodologias de Investigação

Entre os dias 3 de Maio e 1 de Junho, às 3ª feiras, com início às 19:00, com a duração de 1:30h irá decorrer o 2º Ciclo de workshops sobre Metodologias de Investigação.
Esta inicitiva do CIGEST é dirigida a todos os alunos que necessitem de fazer Projectos de Investigação na licenciatura ou nos mestrados, Dissertações de Mestrado. O ciclo de Workshops é aberto a todos os alunos, os quais deverão pré-inscrever-se. mariabarbosa@cigest.ensinus.ptEste endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar
Programa
Todos os Workshops têm lugar no Aud. 2.
A frequência integral destes workshops permite a acreditação de 2 ECTS

domingo, 1 de maio de 2011

Internacionalização como chave do sucesso dos sectores de energia e ambiente‏

O FUTURO DAS EMPRESAS DE ENERGIA E DO AMBIENTE

 PASSA PELA INTERNACIONALIZAÇÃO

Mercados emergentes: caminhos e destinos para o ambiente e energia

11ª Grande Conferência Jornal água&ambiente

18 de Maio, no CCB , em Lisboa







EXMOS SENHORES,





Sabe o que o Brasil, Angola, Índia, Dubai, Cabo-Verde, Marrocos e Guiné-Bissau têm em comum?

A potencial resposta para as necessidades de mercado das empresas nacionais de energia e ambiente e possibilidade de crescimento destas além fronteiras.

Respostas que serão apresentadas por pessoas-chave nestes países, no próximo dia 18 de Maio, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, na 11.ª Grande Conferência do Jornal água&ambiente.

Conheça nestes países:

    * Necessidades no planeamento, projectos, construção e gestão de infra-estruturas e prioridades de actuação sectorial

    * Estratégias para a incorporação de tecnologias e procura de inovação na resposta aos desafios ambientais e energéticos

    * Programas, acordos e parcerias com Portugal para a entrada de empresas nacionais

    * Instrumentos financeiros internacionais e programas institucionais, nacionais e internacionais, facilitadores da internacionalização e exportação

BRASIL
Partilha de oportunidades e receptividade dos Estados Brasileiros ao investimento português nas áreas dos resíduos e da energia

ANGOLA
Procura de Parcerias Público-Privadas na reabilitação e construção de infra-estruturas urbanas de água, esgotos e saneamento

Emirados Árabes Unidos
Do cumprimento das estratégias à procura de de tecnologias limpas, energias renováveis e eficiência energética

ÍNDIA
Promoção e transferência de tecnologias ambientais e energéticas europeias para a Índia

Marrocos, Cabo-Verde, Guiné-Bissau e Moçambique
Sectores prioritários e programas de apoio ao desenvolvimento para diversificar os destinos das empresas portuguesas no Continente Africano.

Este será um momento fundamental para o contacto com pessoas chave nos países destino e potenciais parceiros no processo de internacionalização.

A conferência contará, ainda, com a presença de sua excelência a Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Território, Dulce Álvaro Pássaro e de sua excelência o Secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho.


Conheça na imagem abaixo o programa da 11.ª Grande Conferência do Jornal água&ambiente, um evento de referência e encontro anual do ambiente e da energia.

Não falte! Inscreva-se já!

Para mais informações consulte: www.conferenciaaguaeambiente.about.pt



(Se já se inscreveu queira por favor considerar esta informação sem efeito)





Com os melhores cumprimentos,

Filipa Newton

Directora
About Media Conferências
Grupo ABOUT Media
Tel: +351 21 880 61 36
Fax: +351 21 880 61 37
E-mail: conferencias@about.pt
www.ambienteonline.pt

AGENDA DE EVENTOS 2011:

www.aboutmediaconferencias.com

7º Programa-Quadro - Concursos de 2011‏



7.º Programa-Quadro - Investigação em Benefício das PME

4 e 5 de Maio, Sessões de apresentação dos concursos a abrir em 2011
Por ocasião da Semana Europeia das PME, vão ser organizadas sessões de apresentação dos concursos a abrir em 2011 no Programa "Investigação em Benefício das PME" do 7º Programa-Quadro de IDT.
Para além da apresentação das oportunidades para as PME oferecidas pelo 7.º Programa-Quadro, as sessões incluem testemunhos de  participação em projectos e  conselhos úteis para escrever propostas.
Consulte já o programa das sessões e faça a sua inscrição em:
Participe!
A entrada é livre mas sujeita a inscrição.

Eventos, no site do Iapmei

EVENTOS
 
=> 03.05.2011 - Conferência 'Inovação e Competitividade' 1 dia
 - http://www.iapmei.pt/iapmei-evt-02.php?eventoID=1409
=> 04.05.2011 - Sessão de apresentação dos concursos 2011
do Programa 
'Investigação em Benefício das PME' - Porto 1 dia - 
http://www.iapmei.pt/iapmei-evt-02.php?eventoID=1408
=> 05.05.2011 - Sessão de apresentação dos concursos 2011 
do Programa 
'Investigação em Benefício das PME' - Lisboa 1 dia - 
http://www.iapmei.pt/iapmei-evt-02.php?eventoID=1416
=> 14.05.2011 - Workshop de Marketing Sustentável
- 1ª Edição 1 dia - 
http://www.iapmei.pt/iapmei-evt-02.php?eventoID=1412
=> 19.05.2011 - Seminário: A Responsabilidade 
Ambiental dos Municípios e 
Unidades Industriais 1 dia - 
http://www.iapmei.pt/iapmei-evt-02.php?eventoID=1411

Balcão do empreendedor

Portaria nº 131/2011 de  4 de Abril de 2011 - 
http://www.iapmei.pt/iapmei-leg-03.php?lei=7963
Cria um balcão único electrónico, designado «Balcão do empreendedor»