terça-feira, 25 de outubro de 2016

Seminário - Empreendedorismo: Apoios e Financiamento - 26 de outubro

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A AERLIS e a Câmara Municipal de Oeiras vão inaugurar um Gabinete de Apoio ao Empreendedor, amanhã, 26 de outubro às 10h, na Sede da AERLIS em Oeiras.

Para além da apresentação do Empreende+, Gabinete e website de apoio ao Empreendedor (www.empreende.aerlis.pt) o evento incluirá a realização doSeminário “Empreendedorismo: Apoios e Financiamento”, com intervenções sobre incentivos, alternativas de financiamento e apoios à constituição de empresas.
 

A participação é gratuita. 
Conheça o programa e inscreva-se já... 

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

COMUNICA 2016 – Comunicação na área do Ambiente - 03 de Novembro no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP)



Quando a população e os meios de decisão estão informados e sensibilizados, envolvem-se mais nas iniciativas e tomam melhores decisões. Por esta razão, é fundamental que exista uma boa Estratégia de Comunicação por parte das instituições e das empresas.

Uma Estratégia de Comunicação bem definida é fundamental para que a mensagem a transmitir seja compreendida. A Comunicação na área do Ambiente é:

— Importante para a imagem das empresas, tanto com os colaboradores internos, como com o exterior (fornecedores e clientes);

— Importante para as associações/organizações conseguirem transmitir a sua missão de uma forma mais eficaz e eficiente;

— Um nicho de mercado com potencialidade.

Os participantes terão a possibilidade de conhecer vários exemplos de aplicação de Estratégias de Comunicação na área do Ambiente, tomando consciência da importância e benefícios que uma boa Comunicação pode trazer para as empresas.

COMUNICA 2016 – Comunicação na área do Ambiente, que se realizará dia 03 de Novembro no auditório do Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), permitirá que todos os participantes possam dar o seu contributo às florestas portuguesas, através do Projeto Floresta Comum, um projeto que promove e apoia ações de produção e arborização com espécies florestais autóctones no território nacional, contribuindo e incentivando dessa forma a biodiversidade das florestas portuguesas.

No dia do evento o participante poderá escolher uma das árvores autóctones disponíveis (azinheira, sobreiro ou carvalho) que será plantada pela Quercus durante a próxima época de (re) arborização, que decorrerá de novembro de 2016 a fevereiro de 2017.






PROGRAMA:


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domingo, 16 de outubro de 2016

Ribatejo Empreende | Candidaturas até 21 de outubro


O prazo para apresentação de candidaturas ao 1.º Concurso de Ideias de Negócio do projetoRibatejo Empreende foi alargado até ao próximo dia 21 de outubro. O projeto Ribatejo Empreende é promovido pela NERSANT, prevendo a realização de 4 concursos de ideias de negócio associadas às prioridades das RIS3 do Alentejo e do Centro, que tenham o objetivo de se transformar em novas iniciativas empresariais, com sede no Ribatejo (NUTS III Lezíria do Tejo e Médio Tejo).

Nesta primeira edição do concurso, os temas a Concurso são  "Património, Indústrias Culturais e Criativas e Turismo" e  a "Valorização e uso eficiente dos recursos endógenos". Podem concorrer a todas as pessoas individuais residentes em Portugal, com uma ideia de negócio numa das áreas temáticas anunciadas, que pretendam transformá-la numa nova iniciativa empresarial com sede nas NUTs III da Lezíria do Tejo ou do Médio Tejo. Está excluída a participação de pessoas coletivas já constituídas.

As candidaturas devem ser apresentadas no portal do Sitio do Empreendedor, da NERSANT, neste link

sábado, 15 de outubro de 2016

Alentejo de Excelência

II Encontro de Empreendedores: objetivos cumpridos!

Decorreu no passado dia 8 de Outubro o II Encontro de Empreendedores, evento que decorreu no auditório da Rural Beja.

Com um conjunto de convidados diferenciado e muito interessante, foram partilhados os percursos de cada empreendedor e de cada projeto, não fugindo à apresentação das dificuldades que encontraram, mas focando-se no caminho que já percorreram e nas metas que ainda pretendem alcançar.

Márcio Guerra, empreendedor social de Beja convidado para moderar o debate, estimulou uma conversa muito interessante e construtiva com os participantes, tendo sido identificadas várias possibilidades de colaboração quer entre os próprios convidados, quer também entre participantes e empreendedores.

No final, depois da apresentação do fantásticos projetos  MeteoAlentejo, do Luis Mestre; da 3WX, do Fábio Jesuíno; e da Lusitan Box, do João Machado, houve tempo parao Joaquim Chamorro dar a provar aos participantes a sua cerveja artesanal denominada Magana, tendo sido unanimemente considerada um produto de excelência!
Para a Alentejo de Excelência, “esta iniciativa alcançou os resultados a que se propunha, dando alguma visibilidade a um conjunto de jovens empreendedores alentejanos que estão a desenvolver projetos fantásticos no Baixo Alentejo, e que podem fazer a diferença nas suas áreas temáticas, e por outro lado, contribuiu para colocar em rede uma nova geração de empreendedores que muito terá a ganhar com a partilha de experiências e colaboração profissional´", referiu Henrique Sim-Sim, Presidente da Alentejo de Excelência. 
     
                        

Alentejo de Excelência apresenta projeto para promover cidadania ativa de jovens

A convite do Conselho da Juventude da Extremadura da Junta da Extremadura, Espanha, e juntamente com a Federação Nacional de Associações Juvenis (FNAJ), a Alentejo de Excelência é parceira num projeto europeu que pretende promover o diálogo entre jovens  e políticos para dar contributos para a definição de politicas europeias de juventude. Em breve mais informação!
 

convite para Seminário - Empreendedorismo: Apoios e Financiamento

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A AERLIS e a Câmara Municipal de Oeiras, têm a honra de convidar V. Exa para o ato inaugural do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, no dia 26 de outubroàs 10h, na Sede da AERLIS em Oeiras.

Para além da apresentação do Gabinete de Apoio ao Empreendedor, o evento incluirá também o lançamento do website Empreende+, com informação útil para a criação e desenvolvimento de novos negócios e a realização do Seminário “Empreendedorismo: Apoios e Financiamento”, com intervenções sobre incentivos, alternativas ao financiamento e constituição de novas empresas.

O Gabinete de Apoio ao Empreendedor visa o apoio à criação de negócios, formação e capacitação do empreendedor(a), desenvolvimento do plano de negócios, consultoria e mentoring durante o 1º ano de atividade da empresa, informação e apoio no acesso a incentivos e financiamento, registo da empresa, enquadramentos legais e licenciamentos obrigatórios, tudo isto numa lógica integrada e análise e acompanhamento adequado a cada empreendedor(a). 


A participação é gratuita. 
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AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa
Tel: 210 105 000
 

domingo, 9 de outubro de 2016

Miguel Pereira Lopes – “2017 será o primeiro ano de funcionamento efetivo da ALGA como uma instituição com personalidade jurídica própria.”

Recentemente criada a ALGA – Associação Lusófona de Gestão e Administração pretende ser a associação representativa dos investigadores provenientes e a trabalhar em países de língua portuguesa, nos domínios da Gestão, tal como as suas congéneres que já existem para o espaço Europeu (EURAM) ou Ibero-Americano (IAAM).O infoRH foi falar com Miguel Pereira Lopes, membro Promotor da ALGA e coordenador da unidade de GRH do ISCSP/ULisboa, para ficarmos a conhecer melhor a Associação.

Conte-nos como surgiu a criação da ALGA – Associação Lusófona de Gestão e Administração.Com o crescente intercâmbio observado nos últimos anos ao nível do desenvolvimento científico, cultural e económico no espaço dos Países de Língua Portuguesa, um conjunto de investigadores provindos de países como o Brasil, Moçambique e Portugal organizaram no ISCSP, em Lisboa, em Outubro de 2011, o 1º Congresso Lusófono de Comportamento Organizacional e Gestão, tendo reunido cerca de 100 investigadores das várias áreas da Gestão. Desde aí, esta rede informal de investigadores não mais parou, tendo-se reunido anualmente e tendo já organizado mais dois Congressos, um em Minas Gerais no Brasil, e outro em Maputo, e umas Jornadas na ilha da Madeira. No congresso do ano passado, em Maputo, foi assinada a “Carta de Maputo” onde nos comprometemos a formalizar, no espaço de um ano, a criação da ALGA – Associação Lusófona de Gestão. É esse o passo que daremos este ano e que será apresentado durante as Segundas Jornadas que se vão realizar em Ponta Delgada nos Açores, em novembro deste ano.
Que objetivos a Associação pretende cumprir?A preocupação de base que está subjacente à ALGA é a de compreender os aspectos chamados “émicos” ou específicos da gestão e da administração nos países que partilham valores culturais comuns, para além da mesma língua. Há aspectos e problemas eventualmente universais no que se refere à gestão e administração, mas depois existem especificidades que se devem às diferenças culturais entre os povos. O que acontece é que, em termos científicos, é a matriz anglo-saxónica que domina a agenda de investigação, o que se traduz no facto de os investigadores, incluindo os lusófonos, serem como que obrigados a investigar uma agenda que inclui problemas que nem sempre são os seus. É preciso mudar isto e começar a investigar os nossos problemas e a nossa “forma” de gestão, sem qualquer complexo de superioridade ou inferioridade. Se Portugal, por exemplo, tem avançado tanto no que se refere a investigação científica internacional, porque é que as nossas empresas e demais organizações continuam com tão baixas taxas de produtividade e bem-estar dos colaboradores? É porque na realidade, essa investigação não aborda os problemas específicos das organizações que existem no nosso país, porque as revistas internacionais que referi não querem saber disso. Então, estudar as formas eficazes de gerir e governar em países de matriz lusófona é de facto o objectivo central da ALGA. Mas há mais, não chega investigar, o fim último é contribuir para a produtividade, o bem-estar dos colaboradores e a sustentabilidade das empresas e demais instituições dos países de língua portuguesa. Essa ligação à prática é outro dos objectivos nucleares.
Qual a vossa expectativa em relação ao mercado?A nossa expectativa é boa porque a ALGA apenas acompanha as necessidades reais que já existem em outras esferas de cooperação económica, social e cultural entre os países da CPLP. Como todos sentimos, em particular nos últimos anos, as trocas económicas, científicas e culturais entre os países de língua portuguesa densificaram-se, pelo que a investigação científica tem também de acompanhar essa dinâmica para cumprir a sua função. Há hoje muitos investigadores de língua Portuguesa, como eu próprio, que tiveram de se adaptar à agenda de investigação internacional. E muito bem, temos obviamente de marcar presença aí. Mas falta um espaço onde possamos depois estudar as tais especificidades lusófonas e também debater e escrever em português. Há muitos colegas que sentem essa falta e, por isso, temos tido uma grande adesão aos eventos realizados até agora. E há também um número crescente de alunos de Mestrado e Doutoramento, e até de Pós-Doutoramento, que sentem também essa falta de eventos científicos que abordem as questões que lhes interessam em concreto. Por exemplo, o estudo das recompensas, do exercício da autoridade e liderança, etc., nas realidades dos países de língua portuguesa são diferentes dos outros. E há que estudar e divulgar essas diferenças. Não é que não exista já investigação sobre essa matéria, mas falta, de facto, um espaço Associativo científico que lhe dê mais ímpeto e dinamismo. Mas não se pense que se trata de uma acção paroquial, não há nada de paroquialismo aqui. Este movimento abre-se depois ao mundo. Só para dar um exemplo, estive este ano na China e em Macau, e o interesse dos Chineses pelos países de língua Portuguesa, incluindo os estilos de gestão e governação, são imensos. Mais uma vez se constata que a criação da ALGA acompanha as outras dinâmicas socioeconómicas e, como tal, só podemos estar optimistas face ao futuro.
 Quem faz parte do projeto?Assinaram a “Carta de Maputo” investigadores de nacionalidade brasileira, moçambicana e portuguesa, mas agora que estamos a endereçar convites para a elaboração final dos corpos sociais fundadores, temos tido a preocupação de alargar os convites a investigadores de mais países e de muitas instituições de ensino. É um movimento colectivo. A prova disso é que desde o 1º Congresso tivemos participantes de vários países e instituições. Em Portugal, por exemplo, tivemos logo no primeiro evento participantes do ISEG, do ISCTE, da NOVA, da UTAD, entre muitos outros, o mesmo acontecendo com as universidades brasileiras. Eu poderia citar nomes como o do Professor Albino Lopes (ISCSP), que foi um dos mentores do projecto, ou a Professora Adelaide Baêta (Minas Gerais), a Professora Crisitina Limongi-França (Universidade de São Paulo), o Professor Carlos Sotomane (Politécnica de Moçambique), a Professora Eda Lucas (Universidade de Brasília), a Professora Maria Luísa (Universidade MacKenzie), ou o inspirador Anderson Sant’anna (Fundação D. Cabral). Mas o mais importante é que se trata de um movimento colectivo e não individual e onde o desafio se vai iniciar agora, pelo que todos serão chamados a dar um contributo.
Quais as metas a atingir em 2017?Embora esta rede informal já exista desde 2011, o ano de 2017 será o primeiro ano de funcionamento efetivo da ALGA como uma instituição com personalidade jurídica própria. Nesse sentido, as metas imediatas são as de colocar a Associação em pleno funcionamento, incluindo a captação e inscrição formal de associados, a dinamização de uma Revista Científica para publicações sobre as especificidades de gestão na esfera da lusofonia, e a realização do 4º Congresso Lusófono de Gestão, cujo local de realização será confirmado em breve, tudo apontando para que se realize novamente no Brasil. O grande desfia é criar um pólo de atractividade para os vários stakeholders, nomeadamente os investigadores e instituições universitárias e de investigação dos vários países, mas também profissionais da gestão, empresários e policy makers. A articulação com as organizações congéneres, nomeadamente a EURAM e a IAAM é também um trabalho já iniciado informalmente e que será desenvolvido em 2017. O mesmo se passa com a articulação com os profissionais, nomeadamente os de Recursos Humanos, que ocorrerá pela ligação à CRHLP. Queremos desenvolver uma Associação que seja de todos e para todos, independentemente do país lusófono que seja, ou até outro, ou da instituição a que os investigadores estão vinculados. O que é importante é que se faça o debate e a investigação sobre os problemas concretos de gestão com que os países da lusofonia se debatem, e criar uma agenda de investigação que proporcione ás nossas empresas e instituições ferramentas de actuação que lhes permitam incrementar a sua produtividade, o bem-estar dos seus membros, e a sustentabilidade da sociedade nestes países.

sábado, 8 de outubro de 2016

PT já tem uma plataforma de IoT. E agora também tem um concurso de ideias


A PT anunciou um concurso para a seleção das melhores ideias de serviços para Internet das Coisas (IoT). O IoT Challenge decorrer entre 19 e 21 de outubro, em paralelo com a Productized ConferenceGoogle+

O repto acaba de chegar às redações: quem tiver uma ideia para a Internet of Things (IoT) e tenha a pretensão de entrar no mercado pode aproveitar para se inscrever no IoT Challenge até 7 de outubro. O concurso de ideias pretende servir de trampolim para futuras soluções da PT Empresas na área da comunicação com máquinas. A PT informa ainda que acaba de lançar a plataforma IoT Place com o objetivo de agregar as diferentes soluções de IoT.
«Além de condições especiais no acesso a serviços IoT da PT Empresas», o IoT Challenge deverá «atribuir prémios aos melhores classificados, incluindo alpha passes para o Web Summit», refere o comunicado da PT.
O IoT Challenge da PT vai decorrer entre 19 e 21 de outubro, em paralelo com a Productized Conference de 2016, que tem lugar no Centro de Congressos de Lisboa

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Concurso de Ideias de Negócio Ribatejo Empreende


26-09-2016 - 11:18

Estão abertas, entre 19/09 e 14/10, as candidaturas ao 1º CONCURSO DE IDEIAS DE NEGÓCIO do projeto RIBATEJO EMPREENDE. Neste 1º CONCURSO são admitidas a concurso ideias de negócio nas seguintes áreas: PATRIMÓNIO, INDUSTRIAS CULTURAIS E CRIATIVAS e TURISMO; VALORIZAÇÃO E USO EFICIENTE DOS RECURSOS ENDÓGENOS.
As BOLSAS e PRÉMIOS a atribuir no âmbito deste Concurso são constituidos por:
i. Prémio Monetário para transformação da ideia em iniciativa empresarial, durante 3 meses no valor mensal de 5.000,00 € para o 1º prémio, 3.000,00 € para o segundo prémio e 1.000,00 € para o terceiro prémio.
ii. Pré-Incubação física para desenvolvimento do projeto, em sistema de co-working reservado, por um período de 3 meses, na STARTUP SANTARÉM;
iii. Incubação física (pós-inicio de actividade) em sistema de co-working reservado, por um período de 6 meses, na STARTUP SANTARÉM;
iv. Participação num Programa de Aceleração da STARTUP SANTARÉM;
v. Participação no NERSANT BUSINESS se o projeto tiver enquadramento;
As candidaturas realizam-se através de preenchimento de formulário disponível: http://sitiodoempreendedor.nersant.pt/formularioCI.aspx

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

4.º Passeio de Automóveis Clássicos em Rebelhos


INJOVEM apoia a promoção do espírito empresarial jovem


Promovido pela Apemeta – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, o projeto INJOVEM – Inovação, Jovens e Empreendedorismo foi criado para apoiar o empreendedorismo qualificado e inovador, através do estímulo à criatividade, experimentação e deteção de novas oportunidades e modelos de negócio.

1. Síntese
Apoiado pelo COMPETE 2020, o projeto “INJOVEM – Inovação, Jovens e Empreendedorismo” foi criado para apoiar o empreendedorismo qualificado e inovador, através do estímulo à criatividade, experimentação e deteção de novas oportunidades e modelos de negócio.
Assim, pretende-se com este projeto a:
  • Integração de Jovens no meio empresarial;
  • Disseminação e sistematização de informação;
  • Criação de mais e melhores projetos empresariais, eco inovadores, sustentados em sólidas práticas de gestão, através de consultoria.

2. Apoio do COMPETE 2020
2.1 Sistema de Apoio a Ações Coletivas
O projeto “INJOVEM – Inovação, Jovens e Empreendedorismo” foi cofinanciado pelo COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização no âmbito do Sistema de Apoio às Ações Coletivas (SIAC).  
Promovido pela APEMETA-Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, o projeto envolveu um investimento elegível de 372 mil euros, dos quais 316 mil euros são provenientes do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
2.2 Testemunho do promotor
Segundo José Costa, coordenador do projeto, “o apoio do COMPETE 2020 é essencial para o desenvolvimento deste projeto, na medida em que proporciona os recursos necessários para a realização de um conjunto de iniciativas que visam preparar jovens empreendedores a adquirir competências e diversas ferramentas que promovam o empreendedorismo qualificado e criativo e assim potenciar o apoio à capacitação de ideias inovadoras”.

3. Descrição do Projeto | INJOVEM – Inovação, Jovens e Empreendedorismo
3.1 Objetivos
No geral, os principais objetivos a atingir nesta iniciativa são:
  • Promoção do aumento do número global de projetos empresariais desenvolvidos em áreas não tradicionais e transacionais.
  • Apoiar na criação de condições para que possam ser lançadas novas pequenas empresas dirigidas, também, para o autoemprego e criação de postos de trabalho, numa base de empresas essencialmente eco-inovadoras.
  • Conceção de condições gerais que propiciem ambientes mais favoráveis à criação de riqueza e aumento da sustentabilidade de novos projetos inovadores e empreendedores.
3.2 Condições de participação
Os Jovens interessados em participar devem:
  • Ter ambição para desenvolver e implementar um projeto para a criação de uma empresa.
  • Ser criativo, inovador e empreendedor.
  • Ter idade compreendida entre os 20 e os 40 anos.
  • Ter Formação Superior ou ser Finalista Universitário.

3.3 Principais Atividades
3.3.1 Ações Coletivas em Temas Transversais
Os Jovens irão ter atividades coletivas nas seguintes áreas:
  • Comportamental (Liderança; Gestão de Equipas);
  • Legislação Laboral;
  • Sistemas de Gestão (Qualidade; Ambiente; SST; Inovação; Responsabilidade Social);
  • Sistemas de Incentivos ao investimento;
  • Finanças Empresariais;
  • Técnicas motivacionais;
  • Processos de compras e Avaliação de fornecedores.
3.3.2 Conceção individual do plano de negócios
3.3.3 Acompanhamento e assessoria individual em temas necessários a cada plano de negócios
3.3.4 Bolsas a jovens empreendedores
De forma a estimular e incentivar o Apoio ao Empreendedorismo, irão ser atribuídas Bolsas a jovens que:
  • Preencham a Ficha de Manifestação/Interesse na Bolsa.
  • Tenham idade compreendida entre os 23 e 40 anos.
  • Possuam nacionalidade Portuguesa.
  • Contenham qualificação mínima de nível 6.
  • Não possuam outra fonte de rendimento.
3.4 Inscrições
  • As inscrições devem ser feitas através da Ficha de Candidatura disponível no Site do Projeto; 
  • As inscrições são consideradas por ordem de receção

4. Lins úteis
Triptico sobre o InJovem | http://www.apemeta.pt/Edicoes/imagens/@ficheiros/4532_Injovem-triptico.pdf Site da APEMETA | http://www.apemeta.pt/apemeta/home.aspx APEMETA no Facebook | https://www.facebook.com/APEMETA/

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

VII Jornadas Empresariais AEP | SERRALVES


FUNDAÇÃO AEP e a FUNDAÇÃO DE SERRALVES, em parceria, vão organizar a sétima edição das JORNADAS EMPRESARIAIS AEP | SERRALVES, no próximo dia 20 de Outubro, no Auditório de Serralves, no Porto, sendo o tema base de reflexão “INICIATIVA E REALIZAÇÃO”.
Os oradores convidados são personalidades nacionais de reconhecido mérito.
Programa
09H00 – Acolhimento dos participantes
09H30 – SESSÃO DE ABERTURA
Dr. Paulo Nunes de Almeida | Presidente da Fundação AEP
Dra. Ana Pinho | Presidente da Fundação de Serralves
DISCURSO DE ABERTURA
Prof. Doutor José Manuel Mendonça |Presidente do INESC TEC
10H30 – 1ª SESSÃO | “OS ATRIBUTOS DOS EMPREENDEDORES”
Moderador – Prof. Doutor Luís Valente de Oliveira
Doutora Liliana Cunha | Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto
Dr. Jacinto Jardim
11H45 - 2ª SESSÃO | “AS ESCOLAS E AS EMPRESAS”
Moderador – Prof. Doutor Joaquim Azevedo
A) A experiência da associação dos agrupamentos escolares da Cidade do Porto às empresas - Programa “PORTO DE FUTURO”
Dra. Maria José Ascensão | Escola Rodrigues Freitas
Dr. Rui Lopes | Unicer
B) A experiência do “CIÊNCIA NA ESCOLA”
Dra. Adília Cruz | Directora da Escola Secundária de Arouca
Prof. Filipe Ressurreição | Escola Secundária de Arouca
C) A experiência do COLÉGIO LUSO-FRANCÊS no Porto
Dr. José Rui Teixeira | Diretor do Colégio
D) A experiência da iniciativa “UNIVERSIDADE JÚNIOR” Prof. Ferreira Gomes
13H15 - Almoço
14H15 - 3ª SESSÃO “EMPRESARIALIZAÇÃO DAS IDEIAS” – (em organização)
15H30 – 4ª SESSÃO – “AS EMPRESAS INOVADORAS”
Moderadora – Prof.ª Doutora Teresa Mendes | Universidade de Coimbra
VENIAM | Prof.ª Doutora Susana Sargento
KINEMATIX | Eng.º Paulo Santos
FEEDZAI | Eng.º Paulo Marques
SYSADVANCE | Eng.º José Vale Machado
SILICOLIFE | Prof.ª Doutora Isabel Rocha
17H00 – SESSÃO DE ENCERRAMENTO DISCURSO DE ENCERRAMENTO
Eng.º Carlos Moreira da Silva | Barbosa e Almeida, SA
Eng.º José António Barros | Presidente do Conselho de Curadores da Fundação AEP

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.

As Jornadas fazem parte parte do projeto, apoiado pelo COMPETE 2020, Apreender 3.0, promovido pela APCTP - Associção do Parque de Ciência e Tecnologia do Porto, pela Fundação AEP e pelo CEC/CCIC.
Apreender 3.0 – evidencia uma atuação estratégica na promoção da inovação, na dinamização de uma cultura de empreendedorismo, e de assunção do risco como parte da vida a favor do espírito de iniciativa, através da sensibilização para os fatores críticos da competitividade, pela promoção do empreendedorismo e espírito empresarial, e da potenciação de atitudes empreendedoras, numa mudança cultural, intergeracional, atenta a públicos específicos e a diversas manifestações do empreendedorismo (qualificação, tecnológico, criativo, corporativo, intra-empreendedorismo).

Fonte: Fundação AEP